De todas as ações e iniciativas desenvolvidas, no âmbito do planeamento anual de cada Unidade Orgânica, salientam-se:
Associados
Registaram-se com muito agrado 160 novos associados, inscritos em 2014, angariados pelas Unidades Orgânicas com a seguinte distribuição:
- UO Porto – 26
- UO CRPCP – 63
- UO VUV – 71
No final de 2014, a APPC registou um total de 686 associados
Caminhada dos 40 anos
No domingo dia 24 de maio reuniram-se mais de 600 pessoas entre clientes, famílias, amigos, associados e atletas convidados, na Caminhada pelos 40 anos que percorreu as cinco pontes do Porto – do Freixo à Ribeira.
E já são 40 anos pela Paralisia Cerebral
No passado dia 21 de Junho, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral assinalou com uma grande festa: os 40 anos de vida da Associação.
Com muita animação, diversas surpresas e um enorme bolo, cantámos os parabéns e celebrámos as difíceis conquistas que obtivemos ao longo deste percurso.
Ouvimos com alegria o hino composto pelo grupo APPSOUND, que através do contributo de vários colaboradores, escreveu uma letra que testemunha os sentimentos despertados pela APPC.
O evento teve lugar na belíssima Quinta de S. João Bosco e reuniu cerca de 300 pessoas, entre clientes, familiares, colaboradores, associados, voluntários e amigos. Estivemos todos envolvidos num ambiente de solidariedade e cumplicidade, tão característico das iniciativas levadas a cabo por esta Associação.
Um particular apreço pelos 35 colaboradores, que de uma forma voluntária, acrescentaram mais esta organização à lista diária dos seus afazeres.
As crianças brincaram nos jogos tradicionais, saltaram nos insufláveis e aventuraram-se na parede de escalada. Divertiram-se com os Clowns, pintaram as suas caras e perderam-se na prova de orientação. Os adultos assistiram às performances, dançaram, ouviram música e acima de tudo conviveram.
A largada de balões, momento de antecedeu a abertura do bolo, ficará para sempre gravado nas nossas memórias.
Parabéns APPC, parabéns a todos nós!
Dia nacional da paralisia cerebral
Foi no Porto, no dia 20 de Outubro e ocupou praças e outros espaços vitais da cidade. Foram as primeiras Comemorações Oficiais do Dia Nacional da Paralisia Cerebral, instituído por deliberação unânime da Assembleia da República a 21 de março de 2014.
Havia uma motivação forte: apresentar um conjunto diversificado de atividades durante o dia, para que o maior número de pessoas se envolvesse, fossem pessoas com paralisia cerebral, profissionais, famílias, amigos ou cidadãos anónimos.
Por isso, decorreram em simultâneo e durante toda a manhã as "Conversas na Atmosfera” envolvendo profissionais de todas as Associações de Paralisia Cerebral do país, moderadas pelos Drs. Cristina Duarte, Ignacio Martin, Alexandre Rebelo e Luís Roque, o Workshop " Não aos sentidos proibidos" orientado por Mónica Cunha no espaço HUB de Paranhos, o visionamento do documentário "IV Campus Artístico" comentado por José Carretas no Auditório de Paranhos, a Arte Plástica Urbana e a Paralisia Cerebral na Praça da Trindade com a colaboração da APCCoimbra e da Suzete Azevedo e finalmente o Labirinto Interativo no Centro de Reabilitação sob coordenação de Gustavo Alvarim. No conjunto da manhã participaram cerca de 300 pessoas.
De tarde, parámos e convidámos a parar todos os que passaram pela praça da Casa da Música. Muitos foram os que, connosco, quiseram por breves momentos manifestar um forte STOP à diferença e à indiferença.
Terminámos o dia em cheio, desta feita na Casa da Música, onde contámos como foram os 40 anos da APPC no documentário de Vitor Costa, lançámos o livro "Por acaso..." da jornalista Fátima Araújo e disfrutámos do fabuloso concerto de Mário Laginha e Camané.
No final, feito o balanço e medido o entusiasmo de todos os que participaram, acreditamos que este foi um dia bom, com experiências diferentes e muitas partilhas emocionadas. Mas, acima de tudo, foi um dia em que celebrámos as pessoas com paralisia cerebral, permitindo que tantos outros refletissem acerca desta problemática.