Sigla APPC

Notícias

Aconteceu em 2014

 

APPC participou na 16º Conferência Bienal do ISAAC

O Centro de Reabilitação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral esteve presente na 16º Conferência Bienal do ISAAC realizada em Lisboa nos passados dias 21, 22, 23 e 24 de julho, onde teve a oportunidade de apresentar três comunicações orais:

  1. O Serviço de Tecnologias de Apoio apresentou um estudo sobre o impacto dos serviços prestados nos diferentes stakeholders. Na apresentação foram mostrados os resultados dos questionários de satisfação e impacto aplicados aos pais, professores e terapeutas de clientes que usufruíram dos serviços prestados nos últimos 3 anos. O STA fez também uma recolha das evidências que mostram o aumento do Knowhow nas diferentes partes interessadas. Os dados analisados mostram que o novo modelo de funcionamento tem sido positivo para as diferentes partes interessadas, com reflexo na melhoria da intervenção em tecnologias de apoio.
  2. O setor Terapia da Fala apresentou um estudo sobre o conhecimento dos pais/cuidadores de clientes do Centro de Reabilitação acerca da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Este estudo surgiu no seguimento de diferentes ações que o setor tem vindo a desenvolver junto da comunidade do Centro de Reabilitação com objetivo de sensibilizar e informar para a importância da utilização dos Sistemas Aumentativos e Alternativos à Comunicação (SAAC´s), os quais surgem como um meio fundamental à participação dos indivíduos com necessidades complexas de comunicação em sociedade. O estudo concluiu que os inquiridos com maior conhecimento sobre os SAAC´s, são também os que apresentam um conhecimento mais alargado sobre as ações desenvolvidas, reforçando a importância da continuidade das mesmas.
  3. Também foi apresentado, por duas Terapeutas da Fala, uma história de vida de uma pessoa com necessidades complexas de comunicação, utilizadora ativa eficaz de um sistema de comunicação alternativo (SAC). Nesta apresentação foi realçada a importância do envolvimento da família, dando enfâse ao seu papel, reconhecendo as suas capacidades, suportando e promovendo uma parceria colaborativa com os profissionais desde o momento de avaliação e seleção do melhor SAC até à sua implementação nos diferentes contextos de vida.

grupo