Leitura recomendada pelo Gabinete de Nutrição
O gabinete de nutrição da APPC recomenda a leitura do recente e-book “Da mesa à horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais” publicado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).Trata-se de um guia prático que promove o consumo de frutas e hortícolas, destinado a pais e educadores de crianças dos três aos seis anos.
A necessidade de edição deste livro teve como base os resultados da avaliação do consumo alimentar de crianças de quatro anos de idade no âmbito do projecto Geração XXI, em que se constatou que menos de metade destas não consomem as cinco porções de fruta e hortícolas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Os dados do estudo revelam ainda que há um elevado consumo de bolos, doces e de refrigerantes.
Este projecto acompanha desde 2005 cerca de 8700 crianças e respectivas famílias e os principais resultados publicados agora pelo ISPUP, destacam:
- aos quatro anos, mais de 90% das crianças consome muito mais sal do que o recomendado para a sua idade;
- o consumo de alimentos de elevada densidade calórica é elevado desde tenra idade e vai influenciar um padrão alimentar desequilibrado;
- apenas 4 em 10 crianças consomem cinco porções de fruta e hortícolas conforme o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS);
- o consumo de carne é já muito superior ao do peixe;
- mais de metade das crianças bebem refrigerantes diariamente (sendo o ice-tea o mais consumido) e 65% comem bolos e doces pelo menos uma vez por dia;
- quase três quartos ingere snacks salgados (batatas fritas, aperitivos e outros snacks de pacote).
Estes resultados são extremamente preocupantes e um sinal de alerta para nós profissionais de saúde, mas também para os pais e educadores.
É importante refletir sobre os mesmos e começar a criar desde cedo bons hábitos alimentares nas nossas crianças, se queremos que sejam adultos saudáveis no futuro.
Por isso propomos a todos os que se preocupam com a alimentação infantil, a leitura deste guia que poderão descarregar gratuitamente no sitewww.ispup.up.pt.