APPC no Projeto Transformers pelo segundo ano consecutivo
Pelo segundo ano consecutivo o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) Maceda da APPC Porto integrou o Projeto Transformers. Trata-se de uma associação juvenil dedicada a combater problemas e desafios sociais emergentes mobilizando aquele que lhes parece ser o ativo da sociedade mais desaproveitado: a juventude – as suas ideias, energia, motivação, dedicação, criatividade, optimismo, persistência e determinação.
Na raiz desta projeto está um vasto programa de voluntariado que já mobilizou mais de 50 mentores da área do desporto, das artes e outras áreas de atividade, que orientaram mais de 500 jovens em escolas, hospitais, centros de detenção, centros de acolhimento, bairros sociais e centros de ensino especial a encontrarem nas mais variadas vivências a forma de se exprimirem e intervirem positivamente na comunidade.
A participação do CAO Maceda ao longo de dez meses pautou-se sobretudo pela aprendizagem da música tradicional portuguesa. Em conjunto com a mentora do projeto Adelaide Rodrigues, os clientes Alírio Almeida, João Tomás, Filipe Daniel, Daniel Filipe, Ariana Sousa, Luís Araújo, Pedro Emanuel, Rui Almeida António Torres e Elisabete Cunha, juntamente com a nossa colaboradora Giselda Silva tiveram oportunidade de aprender hábitos e costumes relacionados com a nossa cultura musical.
A participação no projeto culminou com a apresentação do trabalho desenvolvido no Festival TNT – Todos Nós Transformamos, que decorreu no passado dia 14 de Junho no CDE Pina Manique em Belém. O TNT é um festival de criatividade, atitude e liberdade que visa festejar mais uma geração de transformers – coordenação, mentores e t-kids, de Norte a Sul do país e que se juntam para partilhar aquilo que aprenderam durante todo o ano.
No Transformers há lugar para todos, porque o lugar de todos é também o lugar de cada.