Sigla APPC

Eixo E . INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 

Seminário Internacional “Intervenção e Continuidade de Cuidados na Paralisia Cerebral”

A Associação do Porto de Paralisia Cerebral – Centro de Reabilitação, realizou o Seminário Internacional “Intervenção e Continuidade de Cuidados na Paralisia Cerebral” nos passados dias 23 e 24 de Maio, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, espaço gentilmente cedido pela Câmara Municipal do Porto. Assistiram cerca de 170 participantes de diferentes áreas profissionais, que tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas com Paralisia Cerebral numa visão multidisciplinar, para lá da Reabilitação Neurológica.

A qualidade das apresentações científicas excedeu as expectativas. Destacamos o tratamento da patologia dentária (Dra Sara Rosa, Universidade de Coimbra); critérios de tratamento ortopédico (Dra Mafalda Santos, Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de V.N. Gaia); novas formas de tratamento da espasticidade como a toxina botulínica (Dra Joana Damásio, do Hospital Sto. António); estimulação elétrica profunda para tratamentos de distonia e espasticidade grave (Dr. Paulo Sousa, Hospital D. Estefânia); bomba de baclofeno (Dra Armanda Gomes do serviço de anestesia- consulta da dor do Hospital S. João); novas intervenções em neonatologia (Dr. Daniel Virella, Hospital D. Estefânia); memória espacial e locomoção na PC (Dr. Vittorio Belmonti, Universidade de Pisa).

Foram ainda abordados temas conhecidos como o neuro desenvolvimento normal e o diagnóstico da PC (Dra Micaela Guardiano do Hospital S. João). A Dra Antónia Campos, nutricionista do Centro de Reabilitação apresentou as novas curvas de crescimento específicas para a PC, resultantes de um projeto realizado pelo Life Expectancy Project, no qual foram avaliados antropometricamente mais de 25.000 casos ao longo de 14 anos.

Estiveram a concurso treze pósteres, tendo sido o 1o prémio atribuído à nutricionista Dra. Elodie Tavares de Almeida da Santa Casa da Misericórdia de Arouca e seis comunicações livres, com o 1o prémio atribuído à psicóloga Dra. Catarina Martins da APC Viseu.

Fórum sobre Cidadania e Paralisia Cerebral

No dia 25 de maio realizou-se, no auditório da Escola Secundária do Cerco do Porto, um Fórum sobre “Temas de Cidadania na Paralisia Cerebral” organizado pela APPC em cooperação com a FAPPC e o apoio do Instituto Nacional de Reabilitação. O Fórum contemplou 4 Painéis, tendo cada Painel uma comunicação oral e um representante do âmbito social, académico e familiar.

O Painel 1 abordou questões sobre a “Liberdade de escolha e autodeterminação” apresentado pelo Dr. Rui Coimbras . O segundo Painel debruçou-se sobre o tema “Ser mulher com Paralisia Cerebral” com o contributo da Prof. Fátima Ferreira .

O tema abordado no Painel 3 sobre “A dependência como um direito” foi apresentado pelo Dr. José Rui Marques, Fianlmente o último Painel teve como objetivo explorar o tema “Participação e autorrepresentação” com o Dr. Paulo Teixeira, membro da Direção da FAAPC.

O Fórum “Temas de Cidadania na Paralisia Cerebral”, que teve um número representativo de pessoas com paralisa cerebral, foi muito profícuo e de acordo com a opinião dos participantes, é uma iniciativa que deve ter continuidade pois abordou temas atuais, que despertaram e sensibilizaram o público para a problemática da paralisia cerebral no século XXI.

Projeto Newcastle

Nos dias 10 a 13 de outubro de 2013, um grupo de 7 jovens com Paralisia Cerebral, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, partiram numa aventura rumo a Newcastle onde participaram na 25th Annual Meething of the European Academy of Childhood Disability (http://eacd2013.org/ )

A viagem para Newcastle foi longa e com muitos desafios de percurso! Para muitos foi a primeira experiencia de voo, que certamente vai ficar na memória por muito tempo!

No dia 11 deslocaram-se até ao The Sage Gateshead, onde foram muito bem recebidos pela comitiva de organização da conferência. Durante a tarde, os jovens puderam visitar a Woodlawn School, onde conheceram jovens ingleses e com estes puderam participar num jogo de críquete e voleibol . No final foram presenteados com um pequeno lanche típico inglês.

No dia 12, os jovens participaram no Workshop “Getting active, staying healthy”, onde apresentaram um vídeo de reflexão acerca dos benefícios da prática desportiva. Em pequenos grupos e em conjunto com outros participantes, foram capazes de expor as suas ideias, em público, sobre a importância do desporto nas suas idades. Tiveram ainda oportunidade de conhecer e ouvir o testemunho de 3 atletas paralímpicos e no final foram presenteados com uma sessão fotográfica onde puderam também autografar as suas t- shirts.

Antes de terminarem a viagem, ainda puderam visitar alguns locais emblemáticos desta pequena cidade no norte da Inglaterra, na fronteira com a Escócia, como “Grey ́s Monument”, “Central Arcade”, “ The Gate- Empire Cinema”, “Eldon Square”, “Chinese Arche”, “Newcastle United Football Club “ e outros.

Esta viagem foi o culminar de um projeto iniciado há quase um ano, coordenado pela Doutora Diana Brandão e supervisionado pelo Dr. Joaquim Alvarelhão e que tinha como principal propósito colocar os mais novos, com paralisia cerebral, a interagir no palco internacional com os restantes agentes da reabilitação – os médicos e terapeutas, demais técnicos e profissionais da área e pais.
Desafio ganho. Sem dúvida, uma iniciativa a manter e repetir!

APPC na Croácia

Os Sistemas Aumentativos e Alternativos à Comunicação (SAAC's) surgem como um veículo fundamental à participação dos indivíduos com perturbação da comunicação na sociedade. A investigação sugere que o envolvimento da família e restantes cuidadores é necessário para que a implementação de um SAAC tenha sucesso.

Neste âmbito, o Setor de Terapia da Fala do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto desenvolveu o projeto "Comunicação para Todos" com o objetivo de perceber e alargar o conhecimento dos pais/cuidadores sobre os SAAC's.

Deste estudo resultou um poster que foi apresentado em concurso, no "Third Croatian Symposium on Early Childhood Intervention", realizado em Zadar na Croácia de 26 a 28 de Setembro de 2013.

APPC publica artigo científico

Na sua intervenção com crianças com paralisia cerebral, utilizadoras de Sistemas Alternativos e/ ou Aumentativos à Comunicação, as terapeutas da fala deparam-se com a necessidade de intervir ao nível da consciência fonológica.

Uma intervenção estruturada a este nível torna-se muito importante, devido ao papel preponderante que a consciência fonológica desempenha no desenvolvimento de competências de literacia.

As terapeutas da fala da APPC - Centro de Reabilitação realizaram uma revisão bibliográfica e reflexão sobre atividades e estratégias a utilizar com esta população, tendo escrito um artigo intitulado - A Consciência Fonológica em crianças com Paralisia Cerebral, utilizadoras de Sistemas Aumentativos e/ ou Alternativos à Comunicação.

Este artigo foi recentemente publicado nos Cadernos de Comunicação e Linguagem, volume 03 da Universidade Fernando Pessoa.

As terapeutas da APPC - Centro de Reabilitação consideram ter sido uma mais-valia a sua reflexão a este nível, esperando que possa ser um contributo para outros profissionais que intervenham com esta população.

Projeto Sonópolis

O Projecto Sonópolis teve a duração de uma semana muito intensa, 08 a 14 de Julho na Casa da Música - Porto. Teve a participação dos clientes Paulo Roberto, Bruno Francisco, António Torres e Luís Bamonde, dos colaboradores Sérgio Cruz, Giselda Silva e Bárbara Silva, do Voluntário Estudante da Licenciatura de Som e Imagem Tiago Filipe Paiva e orientação do Professor de Expressão Musical Indy Paiva.

Os ensaios (Villa Urbana de Valbom e Casa da Música) e preparação de toda a logística, software e hardware musical usado, decorreram com muito entusiasmo e interesse por parte de todos.

Os Clientes participantes desenvolveram a sua própria instrumentação e performance sob a orientação do professor mas também dos Maestros Duncan Chapman e Sam Manson (Formadores).

Paulo Roberto - Harpa de Mesa (manipulada com cabeça)

Bruno Francisco - Teclado e Ipad

António Torres – Theremin

Luís Bamonde - PC com Soundplant (manipulado com Cadeira)

Os objetivos foram totalmente atingidos e novos caminhos e ferramentas estão agora ao alcance da comunidade APPC. O concerto final de dia 14 de Julho, na sala Suggia da Casa da Música, ficará por certo na memória de todos os participantes e todos os que assistiram.

EIXO E - Inovação e Desenvolvimento