Sigla APPC

Eixo A. ASSOCIATIVISMO

 

 

De todas as ações e iniciativas desenvolvidas, no âmbito do planeamento anual de cada Unidade Orgânica, salientam-se:

Dia nacional da paralisia cerebral

Ainda que não formalmente instituído, a APPC associou-se à comemoração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral – 20 de Outubro, desde a participação na recolha das assinaturas para a petição nacional, até às atividades que neste dia, decorreram em Lisboa, promovidas pela Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral.
Na mesma lógica de participação ativa nas iniciativas nacionais a APPC, através de alguns clientes e colaboradores participou no projeto de dança e respetivo espetáculo promovido pela FAPPC – “Dança Inclusiva – Replicar a CiM”.

Tendências de futuro e modernidade na APPC - Ciclo de Conferências

No limiar de uma nova década (2014 marcará os 40 anos da Associação do Porto de Paralisia Cerebral ) , a APPC propôs em Julho de 2013 uma reflexão a todos os associados - Qual o futuro que desejamos ? A dimensão da APPC, considerada nos seus serviços, mas também nos seus projetos, impacto e reconhecimento público, obriga a uma participação representativa de todos os interessados – pais, pessoas com deficiência e profissionais, na definição do caminho da Instituição e dos passos a dar no futuro. Com que atores? É responsabilidade da Direção, a garantia da continuidade e sustentabilidade institucional desta organização. A pertinência de manter uma estrutura diretiva representativa de todos os interessados, com a participação efetiva das pessoas com deficiência, dos pais e dos técnicos. Com todos e para todos. Com que mudanças? Refletir acerca da alteração de estatutos no que se respeita ao número de mandatos. Apostar na transição e na rotatividade, definidas quer por grupo representativo, quer por hierarquia na Direção.

Redescobrir os atores e potenciar a energia das novas gerações. Assim, com estas considerações em mente, decorreu na Villa Urbana, no dia 28 de Junho pelas 21h a conferência “Sustentabilidade e Empreendedorismo na APPC” dinamizada pelos oradores Carlos Azevedo e Pedro Teiga.

E no dia 19 de Julho nas instalações de Delfim Maia aconteceu a conferência “Testemunhos de Continuidade” moderada por Joaquim Alvarelhão com os convidados João Cottim Oliveira e Maria Gabriela Fonseca. Estiveram presentes cerca de 80 associados, proporcionando momentos de interessante debate e reflexão coletiva.

Associados

Registam-se com muito agrado 100 novos associados inscritos em 2013:
sendo que foram angariados pelas Unidades Orgânicas com a seguinte distribuição:

  • UO Porto – 13

  • UO CRPCP – 54
  • UO VUV – 33

No final de 2013, a APPC registou um total de 594 associados ativos.
Continuação do desenvolvimento de projetos em estreita parceria com as seguintes entidades:

  • Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência – C M Gondomar e Provedor cidadão com deficiência da Área Metropolitana do Porto
  • Gabinete de Apoio Integrado da Segurança Social Local do concelho Gondomar.
  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar.
  • Conselho Municipal de Educação de Gondomar.
  • Redes Sociais Gondomar, Porto.
  • Centro de Recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Instituto de Reinserção Social.
  • Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar.
  • Centro Hospitalar de Gaia no âmbito da Cirurgia Pediátrica e Ortopedia

 

EIXO A - Associativismo

Nota1

1 As % de alcance em detalhe podem ser verificadas no ficheiro “nos menus eixoz por unidade"