Sigla APPC

Eixo D . IDENTIDADE INSTITUCIONAL E COMUNICAÇÃO

 

A estratégia de comunicação 2012 / 2013 previa nos seus OBJECTIVOS GENÉRICOS:

  • posicionar a APPC.

  • aumentar a notoriedade.

  • contribuir para a continuidade do projeto.

  • promover uma sociedade aberta e inclusiva.

Nos seus OBJECTIVOS ESPECÍFICOS previu em 2012: Criar uma identidade única para a APPC e promover o seu reconhecimento pelos públicos internos; Reforçar e implementar novos sistemas de comunicação /promoção e informação entre os diferentes serviços da APPC e com os públicos externos; Reforçar a perceção de todos os serviços prestados pela APPC, nomeadamente pelo público interno (associados, funcionários, técnicos, clientes e suas famílias); Reforçar a perceção positiva do serviço.

Já em 2013 os OBJETIVOS ESPECÍFICOS foram:

  • Ampliar o conhecimento sobre os serviços da APPC junto dos públicos externos.

  • Promover e/ou facilitar as abordagens ao nível do mecenato social.

  • Promover e/ou facilitar as parcerias institucionais.

Para tudo foi fundamental a IDENTIFICAÇÃO DOS PÚBLICOS-ALVO. Durante o ano de 2012 o público-alvo que serve de orientação para a definição da estratégia de comunicação é caracterizado essencialmente por critérios demográficos, ou seja, aquilo que os identifica enquanto grupo é a sua relação com a realidade da APPC. Assim:

Target 1: constituído por funcionários, colaboradores e voluntários.

Target 2: clientes e seus cuidadores.

Target 3: associados.

No ano 2013 previa-se que os objetivos traçados para 2012 estariam atingidos.

No entanto reviu-se a estratégia, ponderados os resultados obtidos. Assim, os públicos-alvo que se previam trabalhados, passam a ser contemplados em plano de comunicação para 2014 – 16.

São eles:

Target 4: Parceiros Institucionais - Autarquias, Instituições Governamentais.

Target 5: Parceiros do Saber - Universidades, Fundações e outras IPSS nacionais e internacionais.

Target 6: Potenciais Associados e Mecenas – Clientes, Amigos, Voluntários, Empresas Privadas e Públicas e Fundações.

Na ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO definida durante o ano 2012 sublinhou-se a conquista do Público Interno. Durante esta fase foi fundamental desenvolver mecanismos de envolvência e reconhecimento do projeto da APPC por parte daqueles que contribuem para a sua concretização.

O reconhecimento e valorização do trabalho executado, o conhecimento e identificação dos valores que estão subjacentes à missão da APPC e a noção de integração e pertença ao grupo, foram questões que regeram toda a estratégia de comunicação nesta primeira fase. Para além disso, o cruzamento de informações e experiências dos diferentes serviços promoveram o conhecimento geral da APPC e consequentemente o elucidado esclarecimento por parte do público interno no contacto com os públicos externos da APPC.

Em 2013 considerou-se que grandes passos foram dados na Conquista da Notoriedade e Reconhecimento. Nesta fase e depois de bem preparados os públicos-internos da APPC a estratégia de comunicação virou-se para o exterior. Os colaboradores, clientes e associados foram incentivados para se transformarem em verdadeiros “embaixadores” da APPC. São os testemunhos diretos da qualidade do serviço da APPC que promoveram o reconhecimento dos valores que sustentam a missão da APPC. A estratégia de Comunicação ampliou e deu eco a esse reconhecimento, contribuindo assim, para o aumento da notoriedade da APPC fora dos seus públicos internos. Os clientes e cuidadores passam a ter acesso à informação integrada de todos os serviços disponibilizados pela APPC, não limitando a sua relação com a instituição à sua própria experiência. No cumprimento da estratégia definida foram identificadas como iniciativas tácticas:

Fase 1. Ano 2012: A conquista do Público Interno.

Criados suportes e procedimentos que facilitam o cruzamento de informação e o conhecimento integral da realidade da APPC.

Como:

Reorganização da identificação dos serviços da APPC sob a ótica do cliente e reforço da identidade comum em todas as atividades desenvolvidas, independentemente do serviço responsável.

Reformulação do site da APPC, com uma dinâmica que permite a introdução das atividades dos diferentes serviços.

Reformulação da base de dados/contactos da APPC.

Criação de uma newsletter institucional que abranja todos os serviços.

Criação de mails promocionais internos para as diferentes atividades desenvolvidas por cada serviço.

Criação de atividades transversais a mais do que um serviço. Criação de uma brochura institucional que compile todos os serviços da APPC.

Numa Fase 2. Durante o Ano 2013: A Conquista da Notoriedade e Reconhecimento.

Nesta fase a APPC está em processo de abertura ao mercado externo, conquistando parceiros que facilitam a sustentação do projeto e o aumento das atividades, com vista a uma sociedade verdadeiramente aberta e inclusiva.

Assim:

Foi dada visibilidade aos encontros científicos promovidos pela APPC, nomeadamente através da assessoria de imprensa.

Foi dado visibilidade às atividades diferenciadoras desenvolvidas pelos serviços da APPC, através do contato one-to-one com os diferentes públicos com o objetivo de personalizar o mais possível a relação APPC-Target.

Foi mais regular o contacto entre a APPC e os seus públicos-alvo. Apoiou-se a estratégia de conquista de mecenas e outras fontes de financiamento para a APPC, nomeadamente na elaboração de dossiers promocionais.

Mas estas atividades devem ser reforçadas em 2014 sendo necessário mais um ano para fortalecer as estratégia comunicacional definida.

 

EIXO D - Identidade Institucional