Hipoterapia Adaptada com a “Lami”
Os clientes do Centro de Atividades Ocupacionais Ambulatório da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) realizam, todas as semanas, uma “sessão” de Hipoterapia Adaptada. Esta atividade, realizada no Centro Hípico de Gondomar, conta com a colaboração de uma instrutora de equitação e de uma terapeuta.
Por parte dos clientes da APPC que participam na Hipoterapia Adaptada as reações têm sido bastante positivas. Quer pela atividade, em si, quer também pela amizade que, entretanto, já criaram com a égua – chamada “Lami”.
A Hipoterapia consiste num método educacional que favorece a socialização e o desenvolvimento global das pessoas, estimulando as suas potencialidades – e respeitando os seus limites. O principal objetivo da atividade é retirar contributos para a reabilitação neuromotora. O cavalo – neste caso específico, uma égua... – é um elemento facilitador, capaz de alterar as respostas do sistema nervoso a nível postural e de movimento – numa atividade que origina importantes contributos terapêuticos a nível motor, cognitivo, social e emocional.
