APPACDM PORTO Inaugurou Centro de Reabilitação e Bem-Estar
A Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Porto (APPACDM) inaugurou ontem, 17 de janeiro, o seu novo Centro de Reabilitação e Bem-Estar. A estrutura, que inclui um tanque inovador de terapia para pessoas com multideficiência ou incapacidade, foi inaugurada na presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do Vereador da Ação Social e Habitação, Manuel Pizarro. Das várias presenças destaque, também, para João Cottim Oliveira, Presidente da Direção da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.
A nova unidade é composta por um Ginásio de Fisioterapia, dois gabinetes de hidromassagem e um Tanque Terapêutico (em ambiente Snoezelen). Trata-se de um espaço inovador uma vez que inclui o primeiro tanque terapêutico deste género no norte do país.
A construção deste Centro de Reabilitação e Bem-estar implicou a remodelação de um espaço onde anteriormente existia uma piscina desativada há já vários anos. E contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal do Porto ao abrigo do programa “Porto Solidário – Fundo Municipal de Emergência Social”.
A estrutura não será de uso exclusivo dos utentes da APPACDM. Como Salientou Teresa Guimarães, responsável pela instituição “além dos nossos utentes, o espaço está também disponível para terapias para outras instituições de apoio ao deficiente, lares de terceira idade e até para crianças com défice cognitivo”. A curto prazo este espaço irá “crescer” ainda mais – com a criação de novas cinco salas.