Intervenção em contexto natural:
O MODELO BASEADO NAS ROTINAS
PROGRAMA
DIA 2 DEZ.2015
CONFERÊNCIA CIENTÍFICA pelo PROFESSOR DOUTOR ROBIN McWILLIAM
COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
Receção dos participantes
10h00
10h30
CAMINHOS DA INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL
Oradora: PROFESSORA DOUTORA ANA SERRANO
Docente no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho e Presidente da
Associação Europeia de Intervenção Precoce - Eurlyaid.
Pausa
11h45
Conferência Científica pelo PROFESSOR DOUTOR ROBIN McWILLIAM
PARTE 1 PERSPETIVA COMPARADA DE PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE
Pausa para almoço
PARTE 2: ÁREAS E INSTRUMENTOS DO MODELO DE INTERVENÇÃO BASEADO NAS
ROTINAS
DEBATE
DESTINATÁRIOS: Pais, Pessoas com Deficiência, Médicos, Terapeutas, Psicólogos,
Professores, Educadores, Assistentes Sociais, Educadores Sociais.
PROGRAMA
DIA 3 DEZ.2015
WORKSHOPS com Professor Doutor Robin McWilliam
WORKSHOP 1 em língua inglesa
Routines-Based Model - Estratégias de Implementação.
Conclusões apresentadas por Tânia Boavida (Centro de Investigação e Intervenção
Social do Instituto Universitário de Lisboa).
DESTINATÁRIOS: profissionais da intervenção precoce; coordenadores de equipas de intervenção
precoce; responsáveis de organizações com responsabilidade na intervenção precoce.
(por inscrição prévia até ao limite de 30 participantes)
11h00
Pausa
11h30
WORKSHOP 2 em língua inglesa
Routines-Based Model - Barreiras e soluções na implementação.
Conclusões apresentadas por Rosa Afonso (Sub-comissão Regional do Norte do
Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância)
DESTINATÁRIOS: profissionais da intervenção precoce; professores e educadores (por inscrição prévia até ao limite de 30 participantes)
Pausa para almoço
14h30
WORKSHOP 3 COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
Intervir precocemente através das famílias e dos educadores ou professores
DESTINATÁRIOS: pais e cuidadores de crianças com deficiência e incapacidade; professores e
educadores
(por inscrição prévia até ao limite de 30 participantes)
Inscrição gratuita
DIA 2 DEZ.2015 CONFERÊNCIA E DEBATE pelo PROFESSOR DOUTOR ROBIN McWILLIAM
no AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR
RUA DE JORGE VITERBO FERREIRA N.º 228, 4050-313 PORTO | 41.1473158,-8.6268857,17
DIA 3 DEZ.2015 WORKSHOPS orientados pelo Professor Doutor Robin McWilliam
no CENTRO DE REABILITAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO PORTO DE PARALISIA CEREBRAL
ALAMEDA DE CARTES, 192 4300-008 PORTO | 41.1612753,-8.5765388,17
INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES: FICHA DE INSCRIÇÃO: A inscrição é obrigatória até ao dia 30 de novembro. Terá que preencher a ficha disponível em www.appc.pt ou no Centro de Reabilitação da APPC e enviar para direcaocentrodereabilitacao@appc.pt.
VALOR DA INSCRIÇÃO:
participação no dia 2: 70 euros
participação no dia 3: a inscrição nos workshops implica frequência obrigatória no dia 2 de
dezembro + o pagamento de 35 euros por cada workshop (10% de desconto no valor da
inscrição no segundo workshop). Inscrição obrigatória e gratuita no workshop 3.
Desconto de 20% nos valores indicados para estudantes e associados da APPC.
A inscrição poderá ser paga através do NIB da APPC: NIB 0035 0091 00012311530 25
Informações: direcaocentrodereabilitacao@appc.pt ou 225 191 400
Robin McWilliam, Ph.D.
Robin McWilliam, doutorado em Educação, é líder internacional no desenvolvimento e implementação de práticas de intervenção precoce com crianças com necessidades especiais. É autor de inúmeros livros e artigos científicos neste âmbito e é o fundador do Modelo de Intervenção Baseado nas Rotinas.
Membro principal do RAM Group, desempenha funções de formador e consultor internacional no âmbito da intervenção precoce. Tem colaborado na implementação das práticas de intervenção centradas na família e nos ambientes naturais e significativos da criança, contribuindo para a melhoria das políticas e dos serviços de intervenção precoce em diferentes países, nomedamente em Portugal.
Docente na Universidade de Tennessee em Chattanooga (EUA), assumiu anteriormente funções de diretor no Siskin Children's Institute, de docência na Universidade de Varderbilt e de investigador sénior no Centro de Desenvolvimento da Criança na Universidade da Carolina do Norte.