associação do porto de paralisia cerebral

Procura

A APPC é membro da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro da International Cerebral Palsy Society

 

 

Centro de Investigação & Desenvolvimento

A investigação e desenvolvimento (I&D) na appc representa uma linha orientadora comum a toda a estratégia da Instituição:

Prosseguindo o caminho de encontrar respostas e soluções no contexto da garantia das capacidades e funcionalidades do indivíduo com deficiência, a APPC investe na sua área de Investigação & Desenvolvimento (I&D) e as subsequentes inovações adotadas e implementadas têm vindo a revelar-se  como fatores de criação de valor na qualidade dos serviços prestados.
A Investigação & Desenvolvimento a par das parcerias estabelecidas com entidades nacionais e internacionais ligadas à ciência e ao conhecimento são, para a APPC, fundamentais na criação de um futuro onde as oportunidades são de facto para todos.
Tendo em vista o acesso generalizado da população às tecnologias de Informação e Comunicação, foi lançado o projeto “Comunicação para todos”, que pressupõe a implementação de sistemas alternativos e aumentativos da comunicação.topo

O modelo de I&D adoptado pela APPC visa ser mobilizador de toda a instituição, ou seja, para além dos profissionais dedicados à Investigação & Desenvolvimento e das áreas de concretização dos projetos, a APPC pretende motivar e integrar a participação de todos os colaboradores desta instituição.

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Serviço de Tecnologias de Apoio para a Comunicação e Acesso à Informação

 

O Serviço de Tecnologias de Apoio (STA) para a comunicação e acesso à informação tem vindo a desenvolver as suas práticas com vista à promoção da utilização destas tecnologias.
Tem como principais objetivos:

  1. Difusão do conhecimento, sobre tecnologias de apoio para a comunicação e acesso à informação, pelas diferentes partes interessadas, através de serviços de avaliação e consultoria, de espaços de informação e de formação.

  2. Prestação de serviços de avaliação, prescrição, adaptação e personalização da tecnologia, apoio técnico informático e acompanhamento/monitorização da utilização da tecnologia.

  3. Procura de soluções existentes no mercado, estudo das suas potencialidades e colaboração na sua melhoria (através de parcerias com as entidades que as desenvolvem).

O STA coordena o desenvolvimento de atividades com diferentes parceiros da APPC, como a Fundação Altice e MagicKey do Instituto Politécnico da Guarda, permitindo o acesso a soluções tecnológicas já existentes, assim como a participação no desenvolvimento de novas aplicações.
Com a perspetiva da implementação efetiva das TA para a comunicação e acesso à informação, o STA tem coordenado o(s) protocolo(s) estabelecido(s) entre os CRTIC Porto/DGEST, CRTIC Viana e CRTIC Feira e a APPC, conseguindo assim uma abordagem mais próxima ao contexto escolar.

O Serviço de Tecnologias de Apoio funciona no Centro de Reabilitação da APPC, dando resposta a clientes da APPC em colaboração com os diferentes Serviços.
Para além de clientes com Paralisia Cerebral e situações neurológicas afins, o STA presta serviços a clientes com outras condições*, desde que apresentem restrição na atividade, nos domínios da comunicação e do acesso à informação e que limitem a participação nos diferentes contextos de vida. 


*Por exemplo: Esclerose Lateral Amiotrófica, Distrofia muscular, Traumatismo Crâneo Encefálico, Perturbação do Espetro do Autismo, etc.


Neste âmbito serão atendidos os clientes que façam uma candidatura a este serviço, dentro da abrangência geográfica da APPC.

Este serviço procura responder às necessidades dos clientes numa perspetiva de informação, atualização e inovação dando resposta à sua especificidade, promovendo a participação social, escolar e profissional.

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Parceiros

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Principais projetos:

Projeto Piloto – Espaço Inclui Altice-APPC

Este projeto partiu da iniciativa da Fundação Altice que pretendeu selecionar três instituições de referência a nível nacional, para prestarem serviços de demonstração, avaliação e consultoria a toda a comunidade e em parceria com outras instituições. A APPC foi selecionada para este projeto Piloto, em conjunto com o Instituto Politécnico de Leiria e o Centro de Reabilitação de Alcoitão.

 

Villa a Comunicar

Surgiu com a necessidade de melhorar a comunicação dos residentes da Villa Urbana de Valbom e iniciou-se com base numa avaliação individual dos diferentes clientes e suas necessidades e do estudo de soluções personalizadas a cada um, com o cuidado de promover um suporte comum, em rede, que potencialize as competências comunicativas e sociais do grupo e de cada um, de modo a aumentar a participação social.

 

Inclui-T

Esta dinâmica de inovação veio no sentido de garantir a inclusão digital dos clientes do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (CACI) da Maceda, apetrechando uma sala de informática com dispositivos de acesso ao computador mais funcionais e adaptados às necessidades dos clientes, bem como softwares personalizados às necessidades comunicativas e/ou de navegação. O acesso a esta sala com equipamentos adaptados, poderá ser disponibilizado aos clientes dos restantes CACI’s, que beneficiem desse acesso personalizado, de forma a potenciar a sua inclusão digital.

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Publicações (e comunicações orais)

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Videos

Rubrica - Adaptar é o que está a dar

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Formação

 

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