associação do porto de paralisia cerebral

Procura

A APPC é membro da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro da International Cerebral Palsy Society
NOTICIAS

 

Vamos piquenicar?

Com o Verão, chega a fervorosa vontade de sair de casa e aproveitar o sol. Os dias outrora passados entre quatro paredes para o abrigo a chuva, frio e vento, são agora passados ao ar livre, na praia ou no parque da sua cidade.
Se para crianças um piquenique promete a melhor das festas, para adultos significa uma quebra na rotina e um dia bem relaxado. Na praia e no parque há espaço para praticar desporto (que acaba por aparecer sob a forma de lazer em atividades de grupo), para descontrair e para fazer refeições.
Para que tudo resulte num dia alegremente recordado, deixamos algumas sugestões.
Não se esqueça! Se vai fazer a sua refeição num destes locais deve-a planear com cuidado. Faça uma lista de tudo que tem de levar e não deixe de consultar a meteorologia! Para além do cesto básico do piquenique, existem também alguns objetos essenciais e frequentemente esquecidos: protetor solar, chapéu, guarda-sol, roupa leve, repelente de insetos e desinfetante das mãos. guarda sol

 

A melhor forma de conservar os seus alimentos é utilizando a geleira ou saco térmico/mala térmica para transportar os alimentos mais perecíveis.

As sanduiches em pão integral ou de mistura são agradáveis. Pode utilizar atum em conserva ou peitos de frango grelhado ou assado em churrasco com hortícolas.

 

As saladas de hortícolas crus são leves e frescas, muito agradáveis e uma excelente opção para a sua refeição ao ar livre. Leve-as preparadas e tempera-as no momento, com azeite. Também aqui pode adicionar frango assado ou atum em conserva.

Para a sobremesa, prefira fruta. Aproveite por exemplo frutas com elevado teor de água (melão, melancia, ananás, laranja e morangos). Leve-a preparada e higienizada em recipientes fechados.

Os frutos secos constituem bons snacks. São uma excelente fonte nutricional e tem um carater saciante: leve amêndoas, nozes, avelãs, amendoins sem sal, entre outros.

 

Nozes

ATENÇÃO!

1) Esqueça molhos, ovos e cremes. Estes alimentos são pouco resistentes ao calor.

 

2) Evite alimentos ricos em gordura e sal (fritos, folhados, produtos de pastelaria e confeitaria, fumados e enchidos). Apesar de ser uma ocasião diferente, não abandone os hábitos de alimentação saudável.

Exemplos de pratos rápidos e simples para levar num piquenique:

enroladinhos de alfaceespetada de melão e abacaxi

Em Paralisia Cerebral são várias as situações em que os indivíduos apresentam dificuldades de mastigação ou disfagia, o que leva a um risco acrescido de desidratação, desnutrição e infeções por aspiração de alimentos. 

Se tiver de optar pela alimentação de textura cremosa/pastosa ou liquida para sonda, não entre em pânico: aposte nos batidos de iogurte e fruta com bolachas. No entanto, tem de garantir que leva consigo uma mala térmica ou geleira para a conservação destes preparados.

batido de iogurte com melão e bolacha

Hidratação

Com o calor as necessidades hídricas aumentam, como tal, o consumo de água torna-se essencial. Não se esqueça, beba cerca de 1,5L de água por dia!

Deverá preferir a água, no entanto, os sumos de fruta e batidos de leite com fruta são também uma boa opção para se hidratar no Verão.

No entanto deverá ter cuidado: para os seus piqueniques, deverá evitar levar estas bebidas pois a fruta oxida facilmente e o leite é muito perecível com o calor.

como fazer os sumosBatidos de fruta

Para o seu piquenique, prefira a água engarrafada. Para otimizar o gosto, pode aromatiza-la com chás e beber bem fresco. Nos dias que correm os sabores disponíveis são inúmeros!

àgua aromatizada

E porque não uma surpresa? Faça gelo colorido, pequenos “bombons” para juntar à sua água! Basta na véspera utilizar os saquinhos ou caixinhas de fazer gelo, adicionando algumas colheres de xarope de frutas de diversas cores. Assim pode aromatizar a sua água de forma original e divertida!

Evitar: sumos e refrigerantes com ou sem gás.

 

Rita Sousa, Nutricionista Estagiária.

Sob Orientação da Dr.ª Maria Antónia Campos