Setembro é mês de renovar o material escolar e…a alimentação
- DOWNLOAD .pdf
Em setembro, milhares de crianças retomam novamente a sua rotina diária. Novo material escolar é requisitado pelos mais novos, enquanto as contas dos gastos, de um novo ano letivo, ficam a cargo dos seus pais. Contudo, mais importante que o material escolar, para enfrentar um novo ano letivo, será, naturalmente, manter uma alimentação adequada. Principalmente, nas crianças que estão num período de crescimento e desenvolvimento.
Nesta altura do ano, no regresso às aulas, o contacto com outras crianças favorece uma maior exposição a vírus e bactérias, provocando algumas doenças, essencialmente em crianças com paralisia cerebral imunologicamente mais susceptíveis. Uma boa alimentação, nomeadamente, o aumento de consumo de peixe, rico em ómega 3 e selénio, fortalece o sistema imunitário das crianças, protegendo-as de certas doenças. O consumo de peixe congelado é uma boa opção, uma vez que as características nutritivas deste alimento são conservadas.
Aproveite o regresso às aulas para renovar também a alimentação dos seus filhos, além do material escolar. A composição do lanche escolar poderá ser um importante fator chave na alimentação das crianças. Tente mudar gradualmente alguns maus hábitos alimentares, tais como a presença de sumos, refrigerantes, bolachas muito açucaradas e com creme, produtos de pastelaria ou outros alimentos ricos em açúcar e/ou gordura. Apesar da especial preferência destes produtos alimentares por parte das crianças, lembre-se que estes alimentos nada têm para serem necessários a um crescimento saudável, além de que quando consumidos frequentemente aumentam o risco de excesso de peso, assim como outras doenças associadas.
Apesar da constante introdução de novos produtos alimentares no mercado, alimentos tais como pão, tostas, bolachas Maria®, bolachas torradas, iogurtes, leite, fruta e até legumes continuam a ser ainda os melhores e mais económicos alimentos para os lanches escolares das crianças.
Quando são referidos os legumes como uma boa opção para um lanche escolar, claro que não se espera que as crianças comam hortaliças ao lanche. Contudo, o que acha da ideia de preparar um saboroso snack com cenoura crua cortada aos pedaços? Ou talvez uma sandes com queijo e uma rodela de tomate?
Em suma, tenha presente que nem sempre o que o seu filho deseja comer é o mais benéfico para a sua saúde. Restrinja as guloseimas para os “mimos” dados apenas de vez enquanto, caso contrário estará a prejudicar, inconscientemente, a saúde do seu filho. No caso das crianças com paralisia cerebral e com capacidade de marcha, em caso de excesso de peso, esta poderá ser gravemente comprometida. Recorra a alimentos saudáveis e em caso de necessidade há distintos modos de adaptá-los ao modo de alimentação do seu filho, podendo usar receitas retiradas da internet.
Estagiária de Nutrição: Ana Mafalda Mesquita
Sob Orientação da Nutricionista Dra. Antónia Campos