Publicação do artigo de revisão
“A importância da Alimentação em Paralisia Cerebral”
No passado dia 4 de março foi publicado o artigo de revisão intitulado “A importância da Alimentação em Paralisia Cerebral”, na revista Acta Portuguesa de Nutrição n.º 3, edição de índole científica e nutricional (propriedade da Associação Portuguesa dos Nutricionistas).
O referido artigo de revisão, redigido por Joana Sampaio (Nutricionista Estagiária), Dra. Maria Antónia Campos (Nutricionista do Centro de Reabilitação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral) e pela Prof.ª Doutora Cláudia Isabel Afonso (Nutricionista), procura de um modo sucinto, mas simultaneamente pormenorizado, descrever as situações clínicas mais frequentes em Paralisia Cerebral, perante o observado em contexto clínico, e sumarizar a intervenção alimentar/nutricional mais adequada.
A alimentação é uma das atividades mais importantes para um correto desenvolvimento e, frequentemente, a falta de informação adequada pode contribuir para o mau estado nutricional dos indivíduos, o qual, muitas vezes, e perante a gravidade da lesão neurológica, não é o “ótimo”. No entanto, as mudanças alimentares minimizam alguns dos problemas de saúde associados e contribuem para um “viver melhor”, o que realça a pertinência deste artigo de revisão, sendo o mesmo uma ferramenta útil para todos os profissionais de saúde que trabalhem com esta população e também para os pais e cuidadores de indivíduos com esta patologia.
Além de se disponibilizar, aqui, versão digital do referido artigo, também pode ser consultado em http://www.apn.org.pt/documentos/acta/acta_n3_HIGH.pdf
- DOWNLOAD DO ARTIGO.pdf