Mais uma iniciativa do Gabinete de Nutrição
A 16 de outubro de 1981, foi celebrado pela primeira vez o dia mundial da alimentação, com o intuito de promover uma reflexão sobre a alimentação, a nível mundial. Todos os anos é selecionado um tema para assinalar este dia, sendo o tema para 2014 “Alimentar o Mundo, cuidar o planeta”. O seu objetivo principal é sensibilizar para a importância da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, sendo estes a base de sistemas alimentares e agrícolas inclusivos e sustentáveis. A agricultura familiar é responsável pela maioria das explorações agrícolas do mundo, preservando os recursos naturais e a biodiversidade. Além de contribuir para a erradicação da fome e da pobreza, promovendo a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e da qualidade de vida.
O Parlamento Europeu declarou 2014 como o “Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar” , tendo por objetivo promover a tomada de decisões vinculativas com vista à resolução do problema do desperdício alimentar existente na Europa. Em Portugal, de acordo com dados estatísticos do ano passado, cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja, 17% do que é produzido, vai para o lixo. É urgente a redução imediata do desperdício alimentar. A mudança está em cada um de nós, nomeadamente, não comprar em demasia, não ter excesso de produtos no frigorífico, ter atenção aos prazos de validade, não confecionar refeições em excesso, utilizar, sempre que possível, os produtos da época.
Enquanto, para muitos de nós, a dificuldade reside em escolher o que vamos comer, muitas pessoas não têm acesso a qualquer tipo de alimento. Mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo, vivem numa situação denominada “insegurança alimentar”, não usufruindo de uma alimentação saudável, de qualidade ou em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.
Para assinalar o dia mundial da alimentação, no Centro de Reabilitação da Associação de Paralisia Cerebral do Porto (APPC), foi organizado pelo Gabinete de Nutrição um rastreio nutricional destinado a colaboradores e clientes da instituição. Neste rastreio nutricional, foi calculado o índice de massa corporal (IMC), a partir do peso e estatura dos participantes e medido o perímetro abdominal, sendo este um dos principais indicadores de risco de doença cardiovascular. Seguidamente, foi realizado um aconselhamento nutricional individual e entregue a cada participante um folheto sobre alimentação saudável da autoria do Gabinete de Nutrição, assim como um boletim de registo antropométrico e um marcador de livros (material dado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas, parceira da APPC).
Com esta iniciativa, foi assim celebrado mais um dia mundial da alimentação, com uma adesão total de 89 participantes.
Lembre-se que nem todos têm a possibilidade para ter uma alimentação saudável e adequada, deste modo aproveite tal oportunidade, e viva e alimente-se de forma saudável. Tenha uma mudança de atitude consciente relativamente à aquisição, armazenamento e preparação de alimentos contribuindo, naturalmente, para a diminuição de desperdício alimentar.
Referências bibliográficas:
http://www.fao.org/portugal/noticias/detail/pt/c/260493/
http://www.regiaosul.pt/noticia.php?refnoticia=149186
.Ver Fotos |