Outono – Época da Sopa
- DOWNLOAD .pdf
Com a chegada do Outono e dos dias frios torna-se mais apetecível o consumo de sopa. Aproveite esta altura para iniciar sempre as suas refeições com um prato de sopa, pois esta opção é uma das principais regras de ouro de uma alimentação saudável.
Apresentamos-lhe, nesta publicação, as principais vantagens do consumo de sopa:
- Diminuição do apetite, em especial pelo elevado teor em água e fibra e também por ser, normalmente, consumida quente. Ao consumir uma sopa no início da refeição, é mais fácil diminuir a quantidade de alimentos que ingere no prato principal, sendo este um excelente truque para quem pretende controlar ou perder peso.
- Aumento da digestibilidade dos alimentos que contem, o que facilita a digestão e absorção de nutrientes.
- Manutenção das características nutricionais dos alimentos, uma vez que a cozedura é feita a baixas temperaturas, não havendo degradação dos nutrientes; com aproveitamento dos nutrientes que se dissolvem no caldo durante o processo de cozedura.
- Riqueza nutricional:
A sopa, se confecionada de forma adequada, é uma importante fonte de:Vitaminas e Minerais Fibras e Água
A sopa apresenta um elevado valor nutricional, pela sua riqueza em nutrientes, e um baixo valor calórico.
- A sopa é um prato de fácil confecção, consumo e conservação.
- Algumas dicas de como deve conservar a sua sopa:
- Depois de desligar o fogão sirva a quantidade necessária para a refeição e deixe a panela da sopa aberta cerca de 1 hora, para esta arrefecer. No Verão, para facilitar o arrefecimento, pode mergulhar a panela em água gelada;
- Quando a sopa estiver mais fria deve colocá-la no frigorífico;
- Nas refeições seguintes deve retirar e aquecer só a quantidade necessária para aquela refeição e manter a restante no frio;
- A sopa pode conservar-se no frigorífico por um período máximo de 3 a 4 dias.
Se optar por congelar a sopa:
- Procure dividir a sopa por caixas de armazenamento mais pequenas, cada uma com a quantidade necessária para uma refeição, e congelá-la.
- Antes de cada refeição retire uma dessas caixas do congelador e coloque-a no frigorífico por algumas horas para ir descongelando. Depois aqueça e deixe ferver antes de consumir.
- A sopa pode conservar-se no congelador por um período máximo de 2 a 3 meses.
Conselhos de nutricionista:
- Habitue os seus filhos a comerem sopa todos os dias, ao almoço e ao jantar. Esta é a melhor forma de lhes apresentar diferentes tipos de legumes, que não são normalmente apreciados no prato, mas que são bastante ricos do ponto de vista nutricional.
- É importante não oferecer apenas sopa passada. A mastigação das hortaliças é indispensável para a aprendizagem do processo de mastigação e para o conhecimento dos diferentes sabores dos alimentos. No entanto, em casos em que a mastigação não é possível, como acontece em muitas crianças com paralisia cerebral, a sopa tem que ser passada, como é óbvio.
- Confecione a sopa com pouco sal…deve ir reduzindo lentamente a quantidade de sal utilizada para se habituar ao sabor.
Estagiária de Nutrição: Inês Pereira Sob Orientação da Nutricionista Dra. Antónia Campos