associação do porto de paralisia cerebral

Procura

A APPC é membro da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro da International Cerebral Palsy Society
NOTICIAS

 

"Que o teu alimento seja o teu medicamento"

 

representação de compimidoNo mês de Maio, recuamos até ao ano de 460 a.c. para recordarmos a célebre frase dita por Hipócrates “Que o teu alimento seja o teu medicamento”, resumindo o papel fundamental que a alimentação desempenha na saúde e bem-estar de todos nós. Como qualquer “medicação”, deveremos ter especial cuidado com o que comemos e em que quantidades, de modo a evitar escolhas e doses erradas, quer sejam por defeito ou por excesso. Assim, faremos uma revisão de A a Z abordando diversas vitaminas e minerais, quais as suas funções no nosso organismo e as suas fontes alimentares.

A “receita prescrita” para uma alimentação saudável inclui refeições de 3 em 3 horas, consumir sopa e produtos hortícolas no prato principal, comer pelo menos 3 peças de fruta ao dia, evitar produtos e bebidas açucaradas e, finalmente, uma ingestão diária de água entre 1,5L a 3L. De facto, só através de uma alimentação diversificada, conseguimos atingir o aporte de nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo. Na paralisia cerebral, onde são frequentes problemas de mastigação e deglutição, a dieta torna-se facilmente monótona, por isso é essencial variar, incluindo de tudo um pouco, de modo a que sejam evitadas carências ou excessos de determinados nutrientes.

 

 

Estagiária de Nutrição: Carolina Almeida
Sob orientação da Dra. Maria Antónia Campos