associação do porto de paralisia cerebral

Procura

A APPC é membro da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro da International Cerebral Palsy Society
NOTICIAS

 

“Quem conta um conto, acrescenta um ponto!

Mitos sobre alimentação” (Parte II)”

 

Voltamos neste que promete ser um querido e quente mês de Agosto para colocar a nu mais alguns dos mitos alimentares mais comuns!
Está pronto para entrar nesta viagem connosco? Então venha daí!

Description: http://4.bp.blogspot.com/-CJiMhzaqsws/Up_lXR9jQ9I/AAAAAAAAAEA/Yov3XLw7Wwo/s1600/DIET-OU-LIGHT1.jpgApesar de, teoricamente, estes produtos terem menos calorias do que os produtos não 'light', não quer dizer que se possa comer a quantidade que se deseja sem risco de existir um aumento do peso corporal. É importante ler corretamente os rótulos destes alimentos já que, muitas vezes, os fabricantes retiram a gordura e o açúcar, mas substituem-nos por outros ingredientes que podem apresentar calorias não sendo o valor energético do produto light ou diet muito inferior ao de um produto convencional.

garrafa de azeite com estetoscópioApesar de ser uma gordura saudável, o azeite engorda tanto quanto as outras gorduras. Uma colher de sobremesa (5g) fornece-nos 45 calorias. Assim, o azeite deve ser usado sim, principalmente como alternativa a outras gorduras saturadas como os óleos, mas sempre com moderação. É uma gordura excelente, rica em antioxidantes, que ajuda a controlar os níveis de colesterol e contribui para a diminuição do risco de doença cardiovascular e alguns tipos de cancro.

a pegar numa taça com frutaSempre que possível, as frutas devem ser consumidas com casca já que esta é uma fonte importante de vitaminas, minerais e fibra, necessários para o normal funcionamento do organismo.
No que diz respeito ao modo como a fruta é consumida é importante esclarecer que a fruta deve ser consumida no seu estado natural, ou seja, crua. Os processos de confeção normalmente aplicados na fruta (cozer, assar, por exemplo) provocam a perda de vitaminas importantes para o nosso organismo. Não esquecer que a fruta deve ser sempre bem lavada entes de ser consumida, para eliminar possíveis insetos e resíduos tóxicos.

bananas com fita de medirsA fruta, tal como qualquer alimento, fornece calorias. No entanto, não existe fruta que engorde mais do que a outra sendo que o mais importante é que o consumo seja feito com moderação. Uma banana pequena (tipo banana da madeira) fornece as mesmas calorias que uma maçã, por exemplo.

 

Nestas férias não dê ouvidos aos mitos alimentares!
Pratique uma alimentação saudável e seja feliz!

 

Elaborado pelas estagiárias de Nutrição:
Carolina Almeida, Joana Sampaio e Vânia Gomes

 

Sob orientação da Dra. Maria Antónia Campos