Newsletter APPC 003

BOAS NOVAS
APPC FORMAÇÃO: DE ENTIDADE ACREDITADA A ENTIDADE CERTIFICADA

O ALCANCE DA EXCELÊNCIA NA ASSOCIAÇÃO DO PORTO DE PARALISIA CEREBRAL

A aposta na formação e qualificação das pessoas, enquanto instrumento de desenvolvimento pessoal e organizacional, constituiu, desde sempre, um dos principais eixos da estratégia da APPC, transcrito em objetivos e metas para pessoas e serviços, e que globalmente pretende gerar um contínuo de melhoria das ações de formação e de todo o processo formativo. Ler Mais

Cartaz Formação

Em Abril de 2013, a APPC viu reconhecida a excelência na prestação dos seus serviços ao ser atribuída a certificação EQUASS Excellence. Este reconhecimento foi o culminar, de um percurso que iniciou com a vontade de pais e associados em fazer crescer a Associação e dotá-la de recursos para cumprir a sua missão;
Mais Sobre

Foto a receber Prémio

APPC VENCE TAÇA DE PORTUGAL DE FUTSAL DE 2012/13

Foto da Equipa

Terminada a época do futsal é tempo de saudar o empenho e dedicação de todos os atletas e equipa técnica. Foram longos meses de treino que levaram à alegria das vitórias e ao desalento nas derrotas, sem nunca perder a vontade de melhorar.
Terminamos o campeonato nacional de futsal em 3º lugar, prova que apenas se decidiu na última jornada, com a APPC-ARDA a lutar pela conquista do troféu.
Na última competição do ano, o Campeonato de Portugal, a formação da APPC-ARDA levou a melhor sobre os seus adversários, ganhando todos os jogos da prova sagrando-se assim Campeão de Portugal de futsal.
Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido. Voltaremos na próxima época com vontade de melhorar mais os resultados obtidos.

 
Euro Boccia 2013 Agradecimento

mais

próximas atividades

CAMINHADA DA FAMÍLIA Ler Mais
LABIRINTO TEMÁTICO Mais Sobre

De 12 de Outubro a 8 de Novembro
realiza-se a XIII edição do Festival Extremus.
Dia 15 de Novembro
Assembleia Geral da APPC às 21h nas instalações da sede
Dia 29 de novembro
comemoram-se 10 anos de trabalho da Villa Urbana.

Curtas do Mundo

Existe evidência de que a hipotermia induzida (arrefecimento) de recém-nascidos que podem ter sofrido com falta de oxigénio ao nascer reduz a morte ou o risco de deficiência, sem aumentar a incapacidade nos sobreviventes. Ler Mais

INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO
“Intervenção e Continuidade de Cuidados na Paralisia Cerebral”
Seminário Internacional
fotos Seminário

A Associação do Porto de Paralisia Cerebral – Centro de Reabilitação, realizou o Seminário Internacional “Intervenção e Continuidade de Cuidados na Paralisia Cerebral” nos passados dias 23 e 24 de Maio, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, espaço gentilmente cedido pelo Câmara Municipal do Porto.
Assistiram cerca de 170 participantes de diferentes áreas profissionais, que tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas com Paralisia Cerebral numa visão multidisciplinar, para lá da Reabilitação Neurológica.
A qualidade das apresentações científicas excedeu as expectativas. Destacamos o tratamento da patologia dentária (Drª Sara Rosa, Universidade de Coimbra); critérios de tratamento ortopédico (Drª Mafalda Santos, Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de V.N. Gaia); novas formas de tratamento da espasticidade como a toxina botulínica (Drª Joana Damásio, do Hospital St.º António); estimulação elétrica profunda para tratamentos de distonia e espasticidade grave (Dr. Paulo Sousa, Hospital D. Estefânia); bomba de baclofeno (Drª Armanda Gomes do serviço de anestesia- consulta da dor do Hospital S. João); novas intervenções em neonatologia (Dr. Daniel Virella, Hospital D. Estefânia); memória espacial e locomoção na PC (Dr. Vittorio Belmonti, Universidade de Pisa).
Foram ainda abordados temas conhecidos como o neurodesenvolvimento normal e o diagnóstico da PC (Drª Micaela Guardiano do Hospital S. João). A Drª Antónia Campos, nutricionista do Centro de Reabilitação apresentou as novas curvas de crescimento específicas para a PC, resultantes de um projecto realizado pelo Life Expectancy Project, no qual foram avaliados antropometricamente mais de 25.000 casos ao longo de 14 anos.
Estiveram a concurso treze pósteres, tendo sido o 1º prémio atribuído à nutricionista Drª. Elodie Tavares de Almeida da Santa Casa da Misericórdia de Arouca e seis comunicações livres, com o 1º prémio atribuído à psicóloga Drª. Catarina Martins da APC Viseu.

favo Comissão Executiva

mensagem da Comissão Executiva

Deste ano sublinhamos o trabalho dedicado das nossas equipas de colaboradores, a preferência dos nossos clientes e a exigência das suas famílias.
Deste esforço concertado resultou o reconhecimento europeu da excelência dos serviços para as pessoas com deficiência e restantes serviços educativos e comunitários. Ler Mais

 
Seja Associado
moradas APPC