associação do porto de paralisia cerebral

Procura

A APPC é membro da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro da International Cerebral Palsy Society
NOTICIAS

 

“E as leguminosas que são tão saborosas...”

ano internacional da leguminosas 2016O ano de 2016 foi declarado pela FAO (Food and Agriculture Organization) organismo das Nações Unidas responsável pela Alimentação e Agricultura, o Ano Internacional das Leguminosas. O objetivo é aumentar a consciencialização sobre a importância destes alimentos, tanto na saúde como na segurança alimentar e nutricional e, ainda, na sustentabilidade ambiental.

Com este artigo, pretendemos esclarecê-lo e despertar a sua curiosidade sobre este grupo de alimentos.

O termo “leguminosa” refere-se concretamente às sementes secas que crescem em vagens. As mais conhecidas são o feijão, o grão-de-bico, as lentilhas, as ervilhas, as favas e a soja.

Mas afinal o que é que torna as leguminosas tão importantes ao ponto de lhes ser “dedicado” um ano?

A nível nutricional, as leguminosas apresentam uma série de vantagens, as quais vale a pena ter em consideração:

Roda dos alimentos PortuguesaNa “Roda dos Alimentos Portuguesa”, as leguminosas constituem um grupo isolado, apoiando ainda mais a importância destes alimentos. Se não inclui leguminosas na alimentação, aqui tem mais uma razão para passar a fazê-lo.
Os benefícios das leguminosas vão além dos nutricionais, incluindo também benefícios a nível ambiental e económico. São alimentos fáceis de encontrar nas superfícies comerciais e acessíveis a todas as bolsas. São vendidos em conserva (confecionados), ou secos – os quais requerem uma demolha prévia à confeção. Atualmente também já se encontram à venda leguminosas frescas congeladas.
As leguminosas apresentam também uma enorme versatilidade no que diz respeito às formas em que podem ser confecionadas e incluídas na alimentação, desde cozidas, estufadas, em saladas, sopas, etc.

— Leguminosas na Paralisia Cerebral —

Na Paralisia Cerebral, não há nenhuma objeção à inclusão de leguminosas na alimentação. Antes pelo contrário!
Tendo em conta os benefícios referidos anteriormente, as leguminosas são uma boa alternativa, servindo também como uma oportunidade de diversificar a alimentação e corrigindo eventuais problemas de obstipação.
Podem ser incluídas na sopa e no prato principal como fonte proteica dominante, substituindo a carne, o peixe ou o ovo, ou como acompanhamento.
Podem facilmente ser adaptadas a qualquer tipo de alimentação. Caso haja dificuldade a mastigar e/ou a engolir, basta esmagar as leguminosas bem cozidas formando um puré. Ou, até, utilizar um liquidificador (não necessita de ser muito potente) e adaptar a consistência com a adição de água ou azeite conforme as necessidades de cada caso. Nos casos em que a alimentação é feita por sonda, adaptando a consistência, conseguem passar por esta.
A curto prazo disponibilizaremos um “Guia de Bolso” sobre as leguminosas – no qual iremos explorar os diversos tipos de leguminosas disponíveis.

 

Elaborado pelas Estagiárias de Nutrição: Daniela Silva e Sofia Mendes
Trabalho com orientação de: Dra. Maria Antónia Campos

 

leguminosas em recipientes