associação do porto de paralisia cerebral

Procura

A APPC é membro da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro da International Cerebral Palsy Society
NOTICIAS

 

Fruta: a moda que devia pegar todo o ano

Frutas

 

À medida que o tempo passa, várias teorias são criadas “à volta” da fruta. Quem nunca ouviu dizer que a fruta engorda? Que não se deve beber água com melão? Ou que comer fruta antes da refeição ajuda na perda de peso?
Os frutos representam uma parte fundamental de uma alimentação saudável e devem ser consumidas três a cinco porções diariamente.
De um modo geral, podemos dizer que estes alimentos são fornecedores insubstituíveis de diversos minerais (potássio, zinco, magnésio, ...), vitaminas (C, A, ...) e de fibra. Apesar de serem alimentos muito ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais), fornecem quantidades relativamente reduzidas de calorias e, por isso, denominam-se alimentos de elevado valor nutricional.
A fibra presente na fruta acelera a motilidade intestinal e promove a redução da pressão ao nível do intestino grosso. Isto traduz-se num melhor trânsito intestinal ajudando a prevenir a obstipação, problema muito comum nas pessoas com Paralisia Cerebral.
A fruta também contém frutose, o vulgarmente chamado “açúcar da fruta”. A frutose muitas vezes é o motivo pelo qual as pessoas acham que a fruta engorda. A frutose não está apenas presente na fruta mas também nos doces, bolos, refrigerantes e muitos outros produtos onde a sua quantidade é desvalorizada. Posto isto, se ingerir as porções diárias recomendadas de fruta não precisa de se preocupar com a frutose que esta contém – mas sim com a que está nos seus “docinhos” e bebidas preferidas. Não pode é devorar o cesto da fruta a cada refeição.
Diferentes frutos possuem diferentes benefícios para o nosso organismo, uma vez que possuem vitaminas e minerais diferentes. Não está provado que nenhum fruto específico contribua para a perda de peso mas, no entanto, o Relatório Anual do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável mostra que uma dieta pobre em fruta está associada ao aparecimento de neoplasias e doenças do aparelho circulatório. Assim como é uma das principais responsáveis pela perda de anos de vida saudável. Assim, mais importante que ingerir frutas específicas em grandes quantidades ou em determinadas alturas do dia, é necessário variar, aproveitando a “fruta da época”, e ingerir com moderação como parte de uma alimentação saudável e equilibrada!
É muito frequente que pessoas com PC apresentem problemas na mastigação e deglutição de alimentos. Esta situação é muitas vezes acompanhada por uma diminuição da ingestão de fruta. Este problema pode facilmente ser ultrapassado uma vez que é possível ralar ou passar peças de fruta. No entanto, deve-se ter em atenção as quantidades (ralar apenas uma peça de fruta para sobremesa, por exemplo...) e deve sempre ser preferida fruta ao natural, crua, em vez de papas de fruta de boião ou de fruta cozida.

 

Realizado pelo Gabinete de Nutrição
Estagiárias: Isabel Silva, Mª João Silva e Tânia Oliveira
sob orientação da Dra. Maria Antónia Campos

 

topo