banner de abril

Integração Sensorial como intervenção terapêutica

piscina de Bolas

No âmbito das atividades específicas de reabilitação, o Centro de Reabilitação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, atende, semanalmente, 26 clientes, na sala de Integração Sensorial que proporciona à criança diferentes desafios vestibulares, propriocetivos e táteis que a ajudam a desenvolver a sua capacidade de resposta ao ambiente que a rodeia, de forma organizada e funcional. Neste espaço de intervenção, os clientes encontram à sua disposição, diversos materiais sensoriais, desde equipamentos suspensos (baloiço, rolo, pneu, entre outros), matérias de diferentes texturas, pranchas de rodízios, piscina de bolas, entre outros equipamentos.

A estimulação dos sentidos facilita o processo de aprendizagem da criança, nomeadamente em termos de movimentos, equilíbrio e na relação que estabelece com os objetos, pessoas e ambiente à sua volta.

A Integração Sensorial é a capacidade que o nosso cérebro tem de organizar e interpretar a informação sensorial recebida, permitindo-nos dar uma resposta adaptada ao ambiente e assim atuar de forma funcional sobre o mesmo. Quando este processo não ocorre de manei¬ra eficiente, podem verificar-se dificuldades de aprendizagem, atraso de desenvolvimento e/ou problemas de comportamento.

A abordagem de Integração Sensorial é uma forma de intervenção terapêutica que ajuda a resolver alguns destes problemas, através de atividades lúdicas e significativas para a criança. As atividades desafiam a sua capacidade para responder apropriadamente e de forma organizada às sensações recebidas.

Assim, neste ambiente “sensorialmente ativo” pretendemos ajudar a criança a crescer.

 

 

página principal